Vogue disponibiliza acervo digital de todas as suas publicações desde 1892. E um pouco sobre a Vogue (até a década de 1930). E alguns fatos sobre a revista desconhecidos por mim.

Me desculpe que esta notícia não é tão fresquinha assim, rsrsrs, ela é de 2011, mas, é que eu achei tão bacana que eu quis compartilhar com vocês também. É que eu sempre via as fotos das capas destas revistas, e tinha muita vontade de saber qual o tipo de conteúdo que há dentro delas. Uma das ferramentas que eu uso para pesquisa é o Pinterest (inclusive, se você está nessa rede social, me segue lá também: Ju na Era do Jazz), já que eu gosto de reproduzir algumas capas de revista (à mão) do período 1910-1939, e, em um destes posts, eu li uma matéria que tratava justamente sobre isso. 

Agora, a parte um pouco sobre o Vogue (até a década de 1930)
Fato desconhecido por mim 1: eu não imaginava que essa revista existe desde o século XIX.
Fato desconhecido por mim 2:e também não imaginava (não imaginar no sentido de que eu nunca tinha parado para pensar nisso, um fato curioso) encontrar a grande quantidade de monografias que eu encontrei relacionada à revista e ao próprio contexto histórico de suas edições.

A Vogue surgiu em 1892, lançada em Nova Iorque, por Arthur Baldwin Turnure, representante da alta sociedade da época, a revista contribuiu para a popularização da moda, mas, não se limitou a ela, outros temas relacionados a sociedade da época, sempre estiveram inseridos de alguma forma, com o que dissesse respeito ao comportamento das leitoras. Suas capas eram feitas por novos artistas e com ilustrações em preto e branco e publicação semanal.


A capa da primeira revista Vogue, de 17 de dezembro de 1892.

Em 1909, a revista foi comprada pelo grupo Condé Nast Publications e a moda aparecia como objeto de desejo, passando a ser quinzenal, focando apenas no público mais favorecido financeiramente.


Capa da revista Vogue de 13/11/1909. 

Fato deconhecido por mim 3: sobre os artistas que ilustraram a capa da Vogue.
Nessa época, as capas já traziam ilustrações inspiradas em movimentos artísticos, como o Art Nouveau, e, mais tarde, o Art Deco e o Surrealismo, por exemplo, prezando por aliar a arte e outras áreas culturais a moda e a figura feminina. Podemos citar alguns artistas que fizeram das capas da Vogue suas telas, como: Salvador Dalí e Eduardo Garcia Benito.

Capa da Vogue assinada por Eduardo Garcia Benito, em 1926.

 Capa da Vogue assinada por Salvador Dalí, em 1939.
https://www.buzzfeed.com/br/briangalindo/11-artistas-famos-que-criaram-lindas-capas-da-vog


Fato desconhecido por mim 4. A fotografia colorida ser um recurso utilizado já em 1932.

Edição da Vogue de 1 de julho de 1932.

Em 1932, a Vogue publicou sua primeira capa com fotografia colorida, mas, durante a década de 1930, a ilustração ainda continuou a ser utilizada em algumas publicações.




Referências:  http://www2.eca.usp.br/moda/monografias/Aline%20Fonseca.pdf

Site com os arquivos da revista Vogue:  https://archive.vogue.com/



Comentários